A Prefeitura Municipal de Papagaios, por meio do Decreto nº 1.873, de 08 de fevereiro de 2024, torna público a declaração de situação de emergência em saúde pública no município, em face do cenário epidemiológico preocupante relacionado às doenças infecciosas virais, especificamente as Arboviroses.

Acesse o anexo abaixo ou clique aqui para conhecer os termos do Decreto.

O município de Papagaios, assim como diversas outras localidades, enfrenta desafios decorrentes da propagação dessas enfermidades, as quais são transmitidas principalmente por vetores como mosquitos, podendo causar sérios danos à saúde da população.

A decisão de declarar emergência em saúde pública foi tomada após análise criteriosa dos indicadores epidemiológicos e em consonância com as recomendações das autoridades sanitárias competentes. Essa medida visa garantir a adoção de ações mais efetivas no combate à proliferação dessas doenças, bem como na proteção da saúde e bem-estar dos munícipes.

Diante desse contexto, a população de Papagaios é convocada a colaborar ativamente com as medidas preventivas adotadas pela administração municipal, tais como:

• Eliminação de criadouros do mosquito transmissor, como recipientes que acumulem água parada;
  • Uso de repelentes e outras medidas de proteção individual;
  • Busca por atendimento médico em caso de sintomas sugestivos de Arboviroses, tais como febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares, entre outros.

Ademais, informamos que essa iniciativa possibilita a mobilização de recursos humanos e materiais necessários para o enfrentamento dessa situação, bem como a implementação de ações de vigilância epidemiológica e sanitária de forma mais ágil e eficiente.

A Prefeitura de Papagaios reitera seu compromisso com a saúde pública e permanecerá atuante na promoção de medidas preventivas e no cuidado da população, contando sempre com a colaboração e compreensão de todos os munícipes.

Para mais informações e esclarecimentos, os cidadãos podem contatar a Secretaria Municipal de Saúde ou acessar os canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

Juntos, podemos superar esse desafio e preservar a saúde e a qualidade de vida de nossa comunidade.

PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.

Fonte: Secretaria Municipal de Administração

Data de publicação: 08/02/2024