RSS Papagaios - MG Notícias de Papagaios/MG Fri, 19 Aug 2022 14:26:44 -0300 Fri, 19 Aug 2022 14:26:44 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.papagaios.mg.gov.br/rss 14º Mutirão de Limpeza em Papagaios envolveu a comunidade em uma prática saudável Fri, 05 Aug 2022 14:45:45 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1249/?14o-mutirao-de-limpeza-em-papagaios-envolveu-a-comunidade-em-uma-pratica-saudavel.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1249/?14o-mutirao-de-limpeza-em-papagaios-envolveu-a-comunidade-em-uma-pratica-saudavel.html
Percorrendo diversos bairros da cidade e a comunidade de Vargem Grande, o 14º Mutirão de Limpeza iniciou-se no dia 20 de junho e foi até o dia 15 de julho, com o objetivo de envolver os cidadãos na conscientização e prática para a manutenção de ambientes limpos, livres de entulhos e, principalmente, evitar o aparecimento de bichos e insetos transmissores de doenças, como a dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela, além dos peçonhentos.

Confira abaixo o resultado do 14º Mutirão de Limpeza em Papagaios:

1º extrato:
Bairros: Nossa Sra. Aparecida, Cláudio Valadares Filgueiras e Jair Cordeiro Valadares
Quantidade de material recolhido: 18 caminhões

2º extrato:
Bairros: Abel Duarte Machado, Bela Vista e Vista Alegre
Quantidade de material recolhido: 15 caminhões

3º extrato:
Bairros: Miguel de Castro Machado, Cristina Capanema e Nossa Sra. de Lourdes
Quantidade de material recolhido: 13 caminhões

4º extrato:
Bairros: José Martins Teodoro, Cidade Nova e Vasco Lopes
Quantidade de material recolhido: 11 caminhões

5º extrato:
Centro
Quantidade de material recolhido: 10 caminhões

6º extrato:
Bairros: Santo Antônio, Edith Cordeiro Maciel, Distrito Industrial Gercy de Oliveira Campos e Lagoa Cidade
Quantidade de material recolhido: 13 caminhões

7º extrato:
Comunidade de Vargem Grande
Quantidade de material recolhido: 6 caminhões


De acordo com o Prefeito de Papagaios, Mário Reis, a manutenção dos ambientes sempre limpos é uma prática para prevenção e proliferação de doenças – “Quando cada cidadão evita o acúmulo ou descarte irregular de resíduos sólidos, ele adquire um hábito saudável para si, sua família e toda a comunidade, ou seja, a iniciativa gera benefícios mútuos e deve ser praticada por todos. Assim, evitamos doenças e a necessidade de se recorrer ao sistema de saúde que, principalmente com a pandemia, ficou ainda mais sobrecarregado” - comentou Mário Reis.

Cooperação e geração de renda

Os bons resultados dessa iniciativa, o 14º Mutirão de Limpeza, se devem à organização da Administração Municipal aliada a uma comunidade consciente e proativa e às pessoas contratadas para trabalhar no mutirão, apoiando a renda familiar.

A Prefeitura de Papagaios agradece a cooperação e dedicação de todos que participaram do 14º Mutirão de Limpeza e espera que essa prática possa se tornar um hábito saudável em nosso município.


PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.



]]>
Rede Municipal de Educação de Papagaios desenvolve momentos cívicos nas escolas Wed, 03 Aug 2022 16:44:15 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1248/?rede-municipal-de-educacao-de-papagaios-desenvolve-momentos-civicos-nas-escolas.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1248/?rede-municipal-de-educacao-de-papagaios-desenvolve-momentos-civicos-nas-escolas.html
Dessa forma e com o intuito de resgatar a consciência cívica, o respeito e o amor à Nação Brasileira e ao seu local de origem, isto é, o Município de Papagaios, as escolas da Rede Municipal de Educação desenvolvem momentos cívicos uma vez na semana, quando seus alunos exercitam a cidadania cantando o Hino Nacional e o Hino a Papagaios.

Cientes de que o Hino Nacional é um dos símbolo da Pátria, que representa o nosso povo e a valorização do nosso país e de que o Hino a Papagaios é um dos símbolos do Município e desperta, através da sua letra , o sentimento de pertencimento a um local e reforça a identidade dos alunos como cidadãos papagaienses valorizando a sua origem, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o artista papagaiense Rodrigo Reis, buscou ilustrar o Hino a Papagaios retratando a nossa querida cidade, sua economia, lugares, patrimônio cultural, suas escolas, igrejas, parques e praças.

As crianças, que aprenderam o Hino a Papagaios com facilidade, agora poderão cantá-lo com mais orgulho, pois perceberão nas imagens a essência do lugar ao qual pertencem. Os educandos se identificarão não só com a letra, mas também com as imagens da cidade brilhantemente captadas pelo olhar sensível do artista Rodrigo Reis.

Nesse momento cívico semanal, também é aberto espaço para que todos possam fazer a oração do Pai Nosso. Sendo essa uma oração universal, as escolas municipais buscam também, promover momentos de respeito à diversidade religiosa inerente ao nosso país.

O momento cívico é uma oportunidade dos alunos não só despertarem sua consciência cívica, mas de também exercê-la.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.



]]>
Uniformes escolares foram distribuídos aos alunos da Rede Municipal de Educação de Papagaios Mon, 25 Jul 2022 15:52:49 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1247/?uniformes-escolares-foram-distribuidos-aos-alunos-da-rede-municipal-de-educacao-de-papagaios.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1247/?uniformes-escolares-foram-distribuidos-aos-alunos-da-rede-municipal-de-educacao-de-papagaios.html
Na oportunidade, Rislâine salientou que é muito gratificante poder entregar os novos uniformes escolares e que é seu objetivo, juntamente com a Prefeitura de Papagaios, melhorar a educação do município, sendo que uma das ações é a entrega do kit de uniformes.

A Secretária de Educação apontou os benefícios possibilitados pelo do uso do uniforme escolar:

  • Sentimento de coletividade: O uso do uniforme escolar desenvolve nos educandos um sentimento de pertencimento ao grupo o que é essencial no desenvolvimento psicossocial das crianças.
  • Segurança: O uso do uniforme possibilita a identificação dos educandos em possíveis situações de perigo na rua.
  • Economia: Com o uso do uniforme pode-se evitar o uso de outras roupas, representando uma economia financeira considerável para as famílias.
  • Respeito: Estar uniformizado na escola incentiva o respeito às normas e a disciplina da instituição, o que é fundamental para a vida em sociedade.
  • Igualdade: Usar o uniforme escolar evita o consumismo e disputa de status e atua também evitando determinadas situações discriminatórias que podem levar até mesmo à prática de bullying.

A Rislâine ainda ressaltou que um bom ensino se faz com investimentos e trabalho em equipe, e que, entregar os novos uniformes escolares e ver o sorriso de contentamento nos rostos das crianças, é muito gratificante.


PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.



]]>
Prefeitura de Papagaios abre PSS 02/2022 para contratação temporária Thu, 21 Jul 2022 15:51:22 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1246/?prefeitura-de-papagaios-abre-pss-022022-para-contratacao-temporaria.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1246/?prefeitura-de-papagaios-abre-pss-022022-para-contratacao-temporaria.html
Período das inscrições: de 27/07 a 03/08/2022, de 12h00 às 16h00, no Centro Administrativo "Hélio Filgueiras de Vasconcelos", na Avenida Francisco Valadares da Fonseca, 250, bairro Vasco Lopes, em Papagaios (MG).

Confira os detalhes desse PSS acessando a página do evento ou clicando aqui.




]]>
Projeto “Era Uma Vez” visa estimular o hábito à leitura aos alunos da educação infantil em Papagaios Thu, 21 Jul 2022 10:44:39 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1245/?projeto-era-uma-vez-visa-estimular-o-habito-a-leitura-aos-alunos-da-educacao-infantil-em-papagaios.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1245/?projeto-era-uma-vez-visa-estimular-o-habito-a-leitura-aos-alunos-da-educacao-infantil-em-papagaios.html
Dessa forma, e com o objetivo principal de estimular o gosto pela leitura entre os alunos, a EMEI José Duarte Marinho e o CEMEI Maria do Carmo Valadares Bahia, implantaram o Projeto “Era Uma Vez”.

Nesse projeto os professores realizam a contação de histórias no pátio da escola e trazem a magia da literatura para a vivência cotidiana dos pequenos. Usam diversas estratégias para proporcionar momentos de diversão, ludicidade e envolvimento com o prazer proporcionado pelas histórias.

Para tornar o momento da contação de histórias do Projeto “Era Uma Vez” mais envolvente, empolgante e prazeroso, os professores recorrem a diversas estratégias:

• Criam vozes distintas e exageradas para as personagens;

• Variam o volume, tom e ritmo da voz;

• Criam efeitos dramáticos utilizando silêncios e pausas, expressões faciais, gestos e movimento corporais dando vida aos personagens.

• Dramatizam e se fantasiam como os personagens.

• Usam fantoches, deboches e máscaras.

Para complementar e enriquecer ainda mais o Projeto “Era Uma Vez”, as crianças levam livros emprestados para casa usando a sacolinha ou a maletinha da leitura. Assim, podem vivenciar mais um momento de deleite com a literatura junto às suas famílias. Ao devolverem o livro que levaram para o momento de leitura com os pais, os pequenos realizam o reconto oral para a turma e a professora na rodinha de história. É um momento mágico de descoberta, de desenvolvimento da oralidade e interação com os livros e os coleguinhas de turma.

Mas, no processo de desenvolvimento do projeto “Era Uma Vez”, não são apenas os alunos que se beneficiam. Os professores também vivenciam momentos de diversão e ludicidade ao dar vida aos personagens das histórias contadas.

As histórias são selecionadas com muito carinho e cuidado pelas equipes da EMEI José Duarte Marinho e CEMEI Maria do Carmo Valadares Bahia. E esse cuidado retorna em forma de aprendizagem que reforça os laços afetivos entre professores e alunos ampliando o desejo de aprender a ler!


PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.





]]>
1ª Jornada Educacional de Papagaios foi um grande sucesso! Wed, 20 Jul 2022 17:20:09 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1244/?1a-jornada-educacional-de-papagaios-foi-um-grande-sucesso.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1244/?1a-jornada-educacional-de-papagaios-foi-um-grande-sucesso.html
Por isso, a Prefeitura Municipal de Papagaios e Secretaria Municipal de Educação, ofereceram aos servidores da Rede de Ensino a 1ª JORNADA EDUCACIONAL, que aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de julho de 2022, tendo como objetivo principal capacitar e atualizar os servidores da Rede Municipal de Ensino de Papagaios.

ABERTURA

  • 12h00: Credenciamento.
  • 12h30: Abertura oficial do evento.
  • 13h00: Palestra 1 - A chave para o sucesso pessoal e profissional frente aos desafios cotidianos.
  • 14h30: Café mineiro.
  • 14h50: Momento Cultural.
  • 16h00: Palestra 2 - Inteligência emocional e qualidade de vida.
  • 17h30: Encerramento dos eventos da tarde.
  • 18h30: Palestra para as famílias - desafios de pais e responsáveis frente ao cotidiano escolar pós-pandemia.
  • 19h30: Momento cultural.
  • 20h00: Encerramento dos eventos do dia.

A execução do Hino à Papagaios foi um momento de muita emoção para os presentes que puderam visualizar no telão imagens retratando a nossa querida cidade, sua economia, lugares, patrimônio cultural, suas escolas, igrejas e parques e praças. A plateia cantou emocionada diante do brilhante trabalho do artista papagaiense, Rodrigo Reis, que teve a sensibilidade de captar nas imagens que ilustraram o Hino a Papagaios a essência do nosso município.

Os artistas papagaienses brilharam durante a abertura da I JORNADA EDUCACIONAL. O saxofonista Anilson e a Banda de Música Dárcio Maciel Ribeiro abrilhantaram os momentos culturais oferecidos aos participantes que também se descontraíram com a Companhia de Teatro Pigmaleão, que apresentou a Peça “Seu Geraldo”.

Para os pais, houve transporte gratuito para que pudessem participar do evento e, após a palestra, puderam saborear comidas tradicionais da culinária papagaiense, como a canjica e o caldo de mandioca.

OFICINAS


Enquanto os servidores eram capacitados no dia 07, na quadra da Escola Municipal Domitila Valadares Figueiredo crianças e seus familiares participavam do evento em oficinas de brincadeiras, oficinas de pintura e assistiam ao show dos palhaços Pimpão e Fumaça.

As oficinas de Brincadeiras foram executadas pela Professora Luana e a de Pintura em tecido pelos Professores do CRAS de Papagaios, Mauro Lúcio e Adriana. As crianças participaram e se divertiram ao mesmo tempo que aprendiam sobre a importância de viver em sociedade, de saber esperar, de saber dividir e respeitar o tempo do outro. As oficinas dos professores Luana, Mauro Lúcio e Adriana contribuíram de forma brilhante para o sucesso do evento.

Todos os presentes na quadra puderam saborear de forma gratuita delícias da culinária mineira: pipoca, canjica e algodão doce e vivenciar momentos de lazer e diversão.

ENCERRAMENTO

No dia 08, houve o encerramento da 1ª JORNADA EDUCACIONAL com momentos de confraternização dos servidores da Rede Municipal de Ensino.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.





]]>
1ª Jornada Educacional começa hoje em Papagaios Wed, 06 Jul 2022 08:02:56 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1243/?1a-jornada-educacional-comeca-hoje-em-papagaios.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1243/?1a-jornada-educacional-comeca-hoje-em-papagaios.html
O Prefeito de Papagaios, Mário Reis, é um dos grandes incentivadores desse movimento por reconhecer que seus resultados são altamente importantes na vida dos alunos – “A partir do momento que integramos todos os elementos que impactam diretamente na educação das crianças com o objetivo de melhorar suas capacidades de aprendizagem e favorecer seu desempenho educacional, assumimos o compromisso de apoiar um futuro promissor para essas crianças. Essa é mais uma maneira de trabalhar para um futuro melhor em nossa cidade”.

A Secretária Municipal de Educação e vice-prefeita de Papagaios, Rislâine de Faria Cançado, que coordena a 1ª Jornada Educacional, convoca toda a população papagaiense para integrar esse movimento – “A participação da comunidade e o engajamento às propostas que serão apresentadas na 1ª Jornada Educacional serão de vital importância para conseguirmos melhorar nosso sistema de ensino e o desempenho dos alunos. Vamos criar um círculo virtuoso de iniciativas que favoreçam o aprendizado e a promoção da educação em Papagaios”.

A 1ª Jornada Educacional de Papagaios acontecerá no Centro Social e terá a seguinte programação:

  • 12h00: Credenciamento.
  • 12h30: Abertura oficial do evento.
  • 13h00: Palestra 1 - A chave para o sucesso pessoal e profissional frente aos desafios cotidianos.
  • 14h30: Café mineiro.
  • 14h50: Momento Cultural.
  • 16h00: Palestra 2 - Inteligência emocional e qualidade de vida.
  • 17h30: Encerramento dos eventos da tarde.
  • 18h30: Palestra para as famílias - desafios de pais e responsáveis frente ao cotidiano escolar pós-pandemia.
  • 19h30: Momento cultural.
  • 20h00: Encerramento dos eventos do dia.


Participe. Sua presença enaltecerá o evento.


PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.



]]>
SEMAS divulga relação dos candidatos inscritos e abertura de prazo para impugnações Mon, 13 Jun 2022 13:57:40 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1242/?semas-divulga-relacao-dos-candidatos-inscritos-e-abertura-de-prazo-para-impugnacoes.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1242/?semas-divulga-relacao-dos-candidatos-inscritos-e-abertura-de-prazo-para-impugnacoes.html
Confira a lista clicando aqui ou acompanhe o andamento na página do processo.





]]>
Projeto Partilha da Páscoa nas escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil de Papagaios Mon, 23 May 2022 16:03:28 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1240/?projeto-partilha-da-pascoa-nas-escolas-de-ensino-fundamental-e-educacao-infantil-de-papagaios.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1240/?projeto-partilha-da-pascoa-nas-escolas-de-ensino-fundamental-e-educacao-infantil-de-papagaios.html
Durante o desenvolvimento do projeto, os educandos tiveram a oportunidade de conversar em sala de aula sobre a comemoração da Páscoa e entender os significados dos símbolos pascais. Entenderam também que há uma cultura de consumismo de chocolate que toma conta do comércio e reconheceram que o verdadeiro espírito da Páscoa é muito mais do que comprar ou ganhar ovos de chocolate.

Tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, união, solidariedade, generosidade, amizade, espírito de coletividade e de compartilhamento, sobressaíram na hora do lanche, pois as crianças puderam compartilhar e saborear os “quitutes especiais” que os amigos trouxeram de casa. Neste espírito de partilha, não houve lanche particular, não houve o” meu” ou o “seu” lanche, pois todos dividiram seus lanches com os colegas, doando e recebendo de forma carinhosa e amistosa o que trouxeram de casa. Neste clima de troca e generosidade, os funcionários também doaram lanches para o dia da partilha.

Ao final dessa experiência, em clima de festa, os alunos ganharam uma bela lembrancinha oferecida pelos professores e um ovo de Páscoa oferecido pela Prefeitura Municipal de Papagaios. A Secretária Municipal de Educação e vice-prefeita de Papagaios, Rislaine de Faria Cançado, fez questão de entregar pessoalmente os ovos de Páscoa para os alunos culminando em um momento muito especial nas escolas de Papagaios.
]]>
PMMG recebe nova motocicleta da Prefeitura de Papagaios Thu, 12 May 2022 16:46:28 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1239/?pmmg-recebe-nova-motocicleta-da-prefeitura-de-papagaios.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1239/?pmmg-recebe-nova-motocicleta-da-prefeitura-de-papagaios.html
Na solenidade, no Centro Administrativo Municipal Hélio Filgueiras de Vasconcelos, receberam as chaves do novo veículo o Tenente-Coronel Paulo Antônio de Moraes Paula, comandante da 19ª. Cia. da PMMG, o Tenente Natan Bastos, comandante do 4º pelotão da PMMG, em Papagaios, e o Soldado Pablo Michel Silva Alves.

A Secretária de Administração, Dallila de Campos Cordeiro, e a representante do CONSEP, Maria das Graças Andrade Costa, acompanharam a entrega da motocicleta.

O veículo foi adquirido com recursos do próprio município, sendo investidos o valor de R$ 26.500,00 (vinte e seis mil e quinhentos reais) nesta aquisição.

O Prefeito Mário Reis salientou o importante trabalho da PMMG em Papagaios – “É um grande privilégio contar com um efetivo policial competente e comprometido com a segurança pública e a ordem em nosso município. Essa motocicleta irá apoiar esse trabalho, reforçando a segurança de toda a população papagaiense”.

O Prefeito ainda destacou que os investimentos na segurança pública de Papagaios sempre foram prioridades – “Desde o meu primeiro mandato como prefeito, os investimentos e o apoio às polícias foram frequentes. Isso é de vital importância não só para manter a ordem e nos dar segurança, mas, é também sinônimo de qualidade de vida para a nossa gente”.

O novo veículo já está em operação, auxiliando a PMMG em nossa cidade.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.


]]>