RSS Papagaios - MG Notícias de Papagaios/MG Sat, 20 Apr 2024 02:22:16 -0300 Sat, 20 Apr 2024 02:22:16 -0300 Visaoi https://www.papagaios.mg.gov.br/rss Papagaios conta com a consulta de medicamentos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde via QR Code Thu, 18 Apr 2024 10:05:43 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1306/?papagaios-conta-com-a-consulta-de-medicamentos-disponiveis-nas-unidades-basicas-de-saude-via-qr-code.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1306/?papagaios-conta-com-a-consulta-de-medicamentos-disponiveis-nas-unidades-basicas-de-saude-via-qr-code.html
Os códigos QR estão estrategicamente distribuídos em todas as nossas instalações de saúde, garantindo que os pacientes possam consultar o estoque de medicamentos de forma rápida e eficaz, de qualquer lugar. Basta posicionar a câmera do smartphone e ter acesso imediato às informações necessárias.

Segundo a Prefeita Rislâine, esse sistema foi desenvolvido com o principal objetivo de proporcionar mais conforto e segurança aos nossos pacientes – “Sabemos o quão frustrante pode ser para alguém se deslocar até uma unidade de saúde apenas para descobrir que o medicamento necessário não está disponível. Com o novo sistema de consulta via QR Code, queremos eliminar esse transtorno, garantindo que todos os pacientes de Papagaios tenham acesso fácil e rápido às informações sobre os medicamentos disponíveis em nossas unidades” – disse a prefeita.

Além disso, é importante destacar que o estoque de medicamentos é atualizado diariamente na página da internet, garantindo que as informações estejam sempre precisas e atualizadas.

A prefeita Rislâine reforça a importância desse avanço para a população de Papagaios, afirmando que todos merecem um atendimento de saúde de qualidade e sem transtornos. Este sistema é mais um passo em direção a esse objetivo.

Portanto, convidamos todos os cidadãos de Papagaios a aproveitar essa nova ferramenta e a se beneficiar da praticidade e segurança que ela proporciona. Estamos comprometidos em continuar buscando inovações que melhorem a vida de nossa comunidade e que fortaleçam ainda mais o nosso sistema de saúde.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.




]]>
Telas interativas vão transformar o aprendizado na Rede Municipal de Educação em Papagaios Fri, 12 Apr 2024 09:55:54 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1305/?telas-interativas-vao-transformar-o-aprendizado-na-rede-municipal-de-educacao-em-papagaios.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1305/?telas-interativas-vao-transformar-o-aprendizado-na-rede-municipal-de-educacao-em-papagaios.html
Na última quinta-feira, 11 de abril, os funcionários da rede municipal foram capacitados para utilizar essas telas, marcando um avanço significativo na metodologia de ensino. A Prefeita Rislâine enfatizou a importância dessa iniciativa, destacando a necessidade de acompanhar os avanços tecnológicos para garantir a qualidade da educação - “As telas chegam para incrementar os investimentos que temos feito na área da educação durante todo o ano, sempre priorizando a qualidade e os benefícios que a tecnologia pode trazer ao aprendizado” – comentou.

Além disso, está prevista a aquisição de telas para as escolas de educação infantil do município, visando proporcionar uma experiência educacional mais rica e alinhada às melhores práticas pedagógicas atuais. Segundo a secretária de educação de Papagaios, Elizângela Geralda Lopes, os alunos e profissionais da educação terão uma nova visão sobre o conhecimento, alinhando as metodologias pedagógicas às melhores e atuais práticas de ensino aplicadas atualmente.


Mas afinal, o que são telas interativas?

Essas telas funcionam como grandes computadores com recursos de interatividade. Permitem escrever, fazer anotações e destaque, tudo isso de forma fluida, sem interromper o fluxo da apresentação ou da aula. Essa tecnologia está se tornando cada vez mais comum no ensino devido aos seus inúmeros benefícios.


Benefícios das telas interativas na educação

  • Acessibilidade: Facilitam o aprendizado dos alunos tornando o ambiente escolar mais dinâmico e inclusivo.
  • Ensino atrativo: Apresentam informações e conteúdos de forma mais interessante e envolvente, tornando o ensino mais cativante para os alunos.
  • Tendência educacional: Estão alinhadas com as tendências atuais de ensino, incorporando elementos de gamificação e interatividade para proporcionar uma experiência de aprendizado mais dinâmica.


Em resumo, as telas interativas representam uma evolução significativa no ensino, oferecendo uma plataforma versátil e eficaz para os educadores explorarem todo o potencial da tecnologia na sala de aula.


PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.



]]>
Curumim Mary Reis é reinaugurado em Papagaios Wed, 10 Apr 2024 16:45:29 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1304/?curumim-mary-reis-e-reinaugurado-em-papagaios.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1304/?curumim-mary-reis-e-reinaugurado-em-papagaios.html O Curumim Mary Reis, localizado no bairro Santo Antônio, foi reinaugurado na última quinta-feira, 04 de abril, após uma completa reestruturação de toda a sua infraestrutura, com um investimento de quase R$ 400 mil com recursos próprios da Prefeitura de Papagaios.

A reforma deixou o espaço mais dinâmico, proporcionando mais conforto e segurança para os alunos e as equipes de trabalho.

De acordo com a Prefeita de Papagaios, Rislâine de Faria Cançado, as obras deixaram o ambiente adequado para as práticas modernas do ensino infantil – “Com essa modernização do Curumim Mary Reis, o imóvel se tornou mais confortável, seguro e adequado para os novos conceitos educacionais voltados à educação infantil, além de oferecer um melhor ambiente de trabalho para as nossas equipes”.

Segundo a prefeita, muitas outras obras estão em andamento no município e, em breve, serão entregues à população.


Reforma do Curumim Velsa Correia Da Silva


O Curumim Velsa Correia da Silva também está passando por reformas e, enquanto as obras não terminarem, os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS que eram realizados ali, irão funcionar provisoriamente no Curumim Mary Reis.

Após a volta desses serviços ao Curumim Velsa Correia da Silva, o Curumim Mary Reis irá se tornar também um local de atividades de reforço escolar para os estudantes da rede municipal.


Conheça a História de Mary Reis


Mary Reis foi a sexta entre os doze filhos de Cândido Gonçalves dos Reis e Maria do Carmo Valadares Bahia, nascida em 12/07/1928.

Após se formar como professora pela Escola Normal Manoel Gonçalves, de Itaúna, em dezembro de 1944, lecionou no Grupo Escolar Diogo de Castro por 10 anos.

Além de educadora, dedicou-se à criação dos oito filhos com Domingos Valadares de Vasconcelos, enquanto desfrutava da vida de fazendeira.

Mary tinha paixão pela leitura e pelo estudo, chegando a fazer curso de inglês à distância.

Sua casa era ponto de encontro para crianças que buscavam ajuda nos deveres escolares, e sua coleção de livros servia como fonte de pesquisa.

Participativa na comunidade, estava presente em eventos da cidade, especialmente os relacionados à escola e à igreja.

Em 1985, abriu com seus filhos a Padaria Mãe Neném, onde se dedicou com afinco até 1988.

Mary Reis faleceu em 12 de dezembro de 1993, aos 65 anos, deixando saudades entre todos que tiveram a oportunidade de conviver com ela.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.


]]>
Prefeitura de Papagaios distribui ovos de Páscoa na rede municipal de educação Thu, 28 Mar 2024 10:04:57 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1303/?prefeitura-de-papagaios-distribui-ovos-de-pascoa-na-rede-municipal-de-educacao.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1303/?prefeitura-de-papagaios-distribui-ovos-de-pascoa-na-rede-municipal-de-educacao.html
A prefeita de Papagaios, Rislâine de Faria Cançado, e a Secretária de Educação, Elizângela Geralda Lopes, estiveram presentes durante as entregas, explicando o propósito por trás da distribuição dos ovos de Páscoa. Ressaltaram que, devido aos preços elevados dos chocolates, compreenderam que nem todas as crianças teriam a oportunidade de receber um ovo de Páscoa. Portanto, mantiveram essa tradição de distribuição para garantir que todos os alunos, especialmente os menos favorecidos, tivessem igualdade de condições perante seus colegas.

A prefeita também expressou sua emoção ao participar da entrega, destacando a gratidão e a alegria dos alunos ao receberem a lembrança dessa data tão especial “É muito gratificante ver a alegria e, principalmente, a gratidão dos alunos ao receber a lembrança desta data tão significativa. Não tem preço que pague esta emoção. Agradeço a Deus por mais uma vez estar podendo viabilizar esta ação” - disse Rislâine. 

No mesmo dia da entrega dos ovos, foi realizado nas escolas o projeto "Partilha da Páscoa", uma tradição nas escolas municipais. Nesse projeto, as crianças puderam compartilhar e saborear o que os colegas trouxeram de casa. Dentro desse espírito de partilha, não houve lanche particular, pois todos compartilharam seus alimentos de forma amorosa e amigável, promovendo um ambiente de generosidade e união.



]]>
Prefeitura de Papagaios decreta Luto Oficial pelo falecimento do Vereador Beto Lucena Thu, 29 Feb 2024 15:05:53 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1302/?prefeitura-de-papagaios-decreta-luto-oficial-pelo-falecimento-do-vereador-beto-lucena.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1302/?prefeitura-de-papagaios-decreta-luto-oficial-pelo-falecimento-do-vereador-beto-lucena.html
Homem íntegro, grande benfeitor, empreendedor visionário e um vereador atuante, Beto Lucena foi um homem público de significativa relevância para o nosso município.

Nesse momento tão doloroso para sua família e amigos, a Administração Municipal expressa um profundo pesar por essa perda.

Clique aqui para acessar o Decreto.





]]>
TJMG inaugura em Papagaios o segundo Fórum Digital em Minas Gerais Wed, 28 Feb 2024 07:25:19 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1301/?tjmg-inaugura-em-papagaios-o-segundo-forum-digital-em-minas-gerais.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1301/?tjmg-inaugura-em-papagaios-o-segundo-forum-digital-em-minas-gerais.html O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, inaugurou, nesta terça-feira (27/2), o Fórum Digital de Papagaios, município que integra a Comarca de Pitangui, na região Central de Minas Gerais. Esse é o segundo Fórum Digital instalado no Estado e facilitará o acesso à Justiça dos moradores de Papagaios e de suas imediações, evitando a necessidade de deslocamento até a sede da comarca. Também foi inaugurado o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Digital.

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, ressaltou o impacto dos fóruns digitais para as comunidades. "Essa iniciativa configura-se como mais um importante passo para a democratização do acesso à Justiça. Com os fóruns digitais, o jurisdicionado poderá exercer sua cidadania de maneira mais plena, em local próximo do domicílio”, afirmou.

Segundo ele, a atual gestão tem atuado para a modernização e a maior eficácia dos sistemas, a otimização dos processos e a segurança das informações, a fim de promover um ambiente digital cada vez mais eficaz, confiável e inclusivo. "O resultado disso são iniciativas inovadoras e de grande impacto social, como os fóruns digitais", disse.


O TJMG inaugurou, nesta terça-feira (27/2), o segundo Fórum Digital do Estado, na cidade de Papagaios, na região Central (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)
O TJMG inaugurou, nesta terça-feira (27/2), o segundo Fórum Digital do Estado, na cidade de Papagaios, na região Central (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, inaugurou, nesta terça-feira (27/2), o Fórum Digital de Papagaios, município que integra a Comarca de Pitangui, na região Central de Minas Gerais. Esse é o segundo Fórum Digital instalado no Estado e facilitará o acesso à Justiça dos moradores de Papagaios e de suas imediações, evitando a necessidade de deslocamento até a sede da comarca. Também foi inaugurado o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Digital.

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, ressaltou o impacto dos fóruns digitais para as comunidades. "Essa iniciativa configura-se como mais um importante passo para a democratização do acesso à Justiça. Com os fóruns digitais, o jurisdicionado poderá exercer sua cidadania de maneira mais plena, em local próximo do domicílio”, afirmou.

Segundo ele, a atual gestão tem atuado para a modernização e a maior eficácia dos sistemas, a otimização dos processos e a segurança das informações, a fim de promover um ambiente digital cada vez mais eficaz, confiável e inclusivo. "O resultado disso são iniciativas inovadoras e de grande impacto social, como os fóruns digitais", disse.


O presidente José Arthur Filho afirmou que os fóruns digitais favorecem a humanização e a eficiência (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)
O presidente José Arthur Filho afirmou que os fóruns digitais favorecem a humanização e a eficiência (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)


Para o presidente José Arthur Filho, os fóruns digitais são transformadores: "É uma maneira efetiva de cumprir nossa missão institucional. Em torno de 70% dos processos que tramitam em Pitangui advêm de Papagaios. Remanejar essa massa de feitos para o próprio município reduz a sobrecarga e o fluxo de pessoas na comarca, viabilizando o atendimento no local onde moram."

De acordo com ele, as comunidades que recebem as unidades judiciais demonstram muita satisfação. “É impressionante a alegria da população. As pessoas se sentem acolhidas, presenteadas. Essa é a importância de quem faz gestão no Tribunal de Justiça: entender que suas metas e ideias representam, na verdade, avanços e acolhimento à sociedade. É isso que importa. O nosso dever é servir com humanização e eficiência", afirmou.

Cidadania

O corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, disse que o Fórum Digital representa "ir aonde o povo está": "Estamos nos aproximando cada vez mais da população, facilitando o acesso ao serviço do Poder Judiciário sem a necessidade de deslocamento à sede e, ao mesmo tempo, racionalizando o serviço nas comarcas."

Para o desembargador Corrêa Junior, trata-se de mais um passo na priorização da 1ª Instância. "Ao possibilitar que inúmeros serviços sejam prestados nos fóruns digitais, vamos melhorar a qualidade do atendimento. Ao mesmo tempo, teremos magistradas, magistrados, servidoras e servidores, tanto nos fóruns físicos como nos digitais, concentrados em suas próprias atividades", disse.

Segundo o corregedor, a otimização das ações favorece a ampliação do acesso à Justiça: "As audiências de conciliação processual e pré-processual e as sessões de mediação estarão mais disponíveis para a população. No passado, levávamos serviços itinerantes, ou seja, a comarca vinha até os municípios. Agora haverá um local fixo para recebimento dos pedidos dos cidadãos."

Acesso à Justiça

A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, ressaltou que a inauguração do Fórum Digital de Papagaios reforça e valoriza o acesso à Justiça. "O Tribunal de Justiça de Minas se aproxima da sociedade com a construção dos fóruns digitais, que abrigam também os Cejuscs digitais. Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania abarcam uma vasta gama de conflitos pré-processuais, que podem ser alvo de solução consensual pelas próprias partes. Assim, torna-se possível pacificar problemas familiares, de vizinhança, de contrato, sem excluir a possibilidade de se ajuizar um processo tradicional”, disse.

Para ela, a Direção da Corte mineira tem dado grande atenção às políticas autocompositvas: "Estamos aqui, com toda a gestão, apoiando essa iniciativa no sentido de valorizar cada vez mais o serviço das magistradas e dos magistrados, a prestação célere e a atuação das servidoras e dos servidores do Judiciário. Reafirmamos, principalmente, nosso compromisso de trazer um benefício para o cidadão que teria que enfrentar um deslocamento de pelo menos uma hora até o Fórum de Pitangui a fim de resolver sua situação."

Construindo pontes

A juíza diretora do Foro de Pitangui, Rachel Cristina Silva Viégas, destacou o empenho da Presidência e dos setores envolvidos, de sua equipe, dos advogados e de toda a comunidade, na concretização do Fórum Digital. Ela afirmou que o empreendimento é uma ponte que aproxima o Poder Judiciário do cidadão, encurtando distâncias, reduzindo custos e o tempo de resposta para as demandas judiciais.


A juíza Rachel Viégas, diretora do Foro de Pitangui, agradeceu a todos os que contribuíram para o projeto (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)
A juíza Rachel Viégas, diretora do Foro de Pitangui, agradeceu a todos os que contribuíram para o projeto (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)


"Estamos felizes e agradecidos com a inauguração do Fórum e Cejusc digitais. A distância de Papagaios à sede da comarca, Pitangui, dificulta a participação nas audiências, e grande parte do acervo da comarca é de Papagaios. Essa unidade vai facilitar a vida do jurisdicionado, das testemunhas, de todos os usuários e advogados", afirmou.

De acordo com a juíza Rachel Cristina Silva Viégas, o cidadão de Papagaios que precisar da Justiça, por qualquer motivo, pode ir primeiro ao Fórum Digital para receber orientações: "Também poderão ser feitas atermações e audiências por videoconferência. A testemunha não precisará mais se deslocar até Pitangui. Também teremos audiências de conciliação e emissão de certidões."

A diretora do foro lembrou o ex-prefeito de Papagaios, Mário Reis, que foi um grande entusiasta do projeto e faleceu em setembro de 2023. "A memória dele e de sua dedicação à vida pública será honrada. Ele sempre pensou no bem comum, e se dispôs, prontamente, a doar um terreno da extensão e da qualidade de que precisávamos", disse.


Prefeita Rislaine de Faria Cançado afirmou que o Fórum Digital possibilita a promoção do acesso à Justiça ( Crédito : Cecília Pederzoli )
Prefeita Rislaine de Faria Cançado afirmou que o Fórum Digital possibilita a promoção do acesso à Justiça ( Crédito : Cecília Pederzoli )


A prefeita de Papagaios, Rislâine de Faria Cançado, afirmou que a nova unidade terá grande impacto na comunidade: "O Fórum Digital evita o deslocamento do cidadão até o fórum físico. Com o novo fórum digital, o processo tramita de forma 100% eletrônica, há ganho de produtividade e celeridade na tramitação, além da promoção do acesso à Justiça por meio da tecnologia, evitando longos deslocamentos dos jurisdicionados que vivem em áreas remotas."

Inovação

O Fórum Digital de Papagaios está situado na Avenida Antônio Amorim, 474, no Centro do município, e funionará das 12h às 18h. O novo prédio tem 182 m², distribuídos em cinco salas. No local, serão ofertados serviços como atendimento pré-processual e processual, atermação digital, emissão de certidões, realização de audiências por videoconferência e encaminhamentos e orientações ao cidadão. Já o Cejusc Digital permitirá que o cidadão tenha acesso a métodos de solução de conflitos alternativos à Justiça comum, como a conciliação e a mediação.


Para a moradora Denize Márcia Soares de Barcelos, o Fórum Digital vai favorecer a população que precisa dos serviços judiciários ( Crédito : Cecília Pederzoli )
Para a moradora Denize Márcia Soares de Barcelos, o Fórum Digital vai favorecer a população que precisa dos serviços judiciários ( Crédito : Cecília Pederzoli )


A unidade de Papagaios é a segunda de Minas Gerais. A primeira está em Padre Paraíso, que integra a Comarca de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, e foi inaugurada pelo TJMG em janeiro deste ano. A Comarca de Pitangui, que contempla o município de Papagaios, também atende às localidades de Conceição do Pará, Leandro Ferreira e Maravilhas.

Para a moradora Denize Márcia Soares de Barcelos, de 36 anos, a novidade vai favorecer a população que precisa dos serviços judiciários. "Procuro a Justiça sempre que preciso, seja por causa de briga de vizinhos, pedido de pensão ou Lei Maria da Penha. O deslocamento até Pitangui não é fácil. Então, com o Fórum Digital, não teremos que nos deslocar até lá e poderemos resolver tudo aqui mesmo", disse.

Dispositivo de honra

Compuseram o dispositivo de honra da solenidade de inauguração do Fórum e Cejusc digitais de Papagaios o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta: a vice-corregedora-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Yeda Monteiro Athias; a superintendente administrativa adjunta de Gestão Estratégica do TJMG, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; o superintendente de Obras do TJMG, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o desembargador do TJMG Carlos Henrique Perpétuo Braga; o desembargador aposentado Delmival de Almeida Campos, representando o ex-presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais; a diretora do Foro da Comarca de Pitangui, juíza Rachel Viégas; a juíza auxiliar da Presidência do TJMG, Raquel Gomes Barbosa; o desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) James Ferreira Santos, representando o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; a prefeita de Papagaios, Rislâine de Faria Cançado; e o presidente da Câmara Municipal de Papagaios, vereador Carlos Heleno Reis Faria.


Solenidade em Papagaios reuniu magistradas, magistrados, servidoras, servidores, autoridades, profissionais do Direito e a comunidade ( Crédito : Cecília Pederzoli )
Solenidade em Papagaios reuniu magistradas, magistrados, servidoras, servidores, autoridades, profissionais do Direito e a comunidade ( Crédito : Cecília Pederzoli )


Também estiveram presentes no evento, a promotora de justiça da Comarca de Pitangui, Renata Valadão Nogueira Lopes Lins; a defensora pública da Comarca de Pitangui Patrícia Mesquita Amaral e o defensor público da Comarca de Pitangui Rafael Lins, este último representando a defensora pública-geral, Raquel da Costa Dias; representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o presidente da Subseção de Pitangui e Martinho Campos, Neider José Xavier Nunes; o comandante da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), tenente-coronel Paulo Antônio de Moraes Paula; o delegado regional de Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Ederson Gonçalves da Silva; o ex-deputado estadual Antônio Júlio; o comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar de Papagaios, tenente Natan Bastos Francisco; o delegado de polícia de Papagaios, Carlos Henrique Gomes Bueno; o diretor executivo de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) do TJMG, Marcelo Junqueira; o engenheiro civil responsável pela obra do Fórum Digital, Saulo Sérgio Lopes Martins Junior; o prefeitos de Cachoeira da Prata, Clésio Gonçalves; e o prefeito de Pequi, André Luiz Melgaço Tavares.

Fórum Digital

O Fórum Digital é um ponto de atendimento eletrônico do Judiciário e de órgãos conveniados, cujo projeto surgiu no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e foi premiado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que indicou que o modelo fosse replicado em outros tribunais estaduais.

Para receber a unidade digital, o município deve ter até 50 mil habitantes; distar, no mínimo, 40 km da sede da comarca ou de qualquer unidade física do Poder Judiciário; ser vinculado a uma sede de comarca de difícil acesso; possuir movimentação processual expressiva em relação aos demais municípios integrantes da comarca; ser dotado de infraestrutura que permita o funcionamento dos sistemas informatizados e de prédio que acolha as atividades do fórum digital e do Cejusc digital.

Veja neste link outras fotos da solenidade em Papagaios.




Com informações do TJMG.



]]>
Prefeitura de Papagaios decreta situação de emergência em saúde pública devido a Arboviroses Thu, 08 Feb 2024 17:47:29 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1300/?prefeitura-de-papagaios-decreta-situacao-de-emergencia-em-saude-publica-devido-a-arboviroses.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1300/?prefeitura-de-papagaios-decreta-situacao-de-emergencia-em-saude-publica-devido-a-arboviroses.html
Acesse o anexo abaixo ou clique aqui para conhecer os termos do Decreto.

O município de Papagaios, assim como diversas outras localidades, enfrenta desafios decorrentes da propagação dessas enfermidades, as quais são transmitidas principalmente por vetores como mosquitos, podendo causar sérios danos à saúde da população.

A decisão de declarar emergência em saúde pública foi tomada após análise criteriosa dos indicadores epidemiológicos e em consonância com as recomendações das autoridades sanitárias competentes. Essa medida visa garantir a adoção de ações mais efetivas no combate à proliferação dessas doenças, bem como na proteção da saúde e bem-estar dos munícipes.

Diante desse contexto, a população de Papagaios é convocada a colaborar ativamente com as medidas preventivas adotadas pela administração municipal, tais como:

  • Eliminação de criadouros do mosquito transmissor, como recipientes que acumulem água parada;
  • Uso de repelentes e outras medidas de proteção individual;
  • Busca por atendimento médico em caso de sintomas sugestivos de Arboviroses, tais como febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares, entre outros.

Ademais, informamos que essa iniciativa possibilita a mobilização de recursos humanos e materiais necessários para o enfrentamento dessa situação, bem como a implementação de ações de vigilância epidemiológica e sanitária de forma mais ágil e eficiente.

A Prefeitura de Papagaios reitera seu compromisso com a saúde pública e permanecerá atuante na promoção de medidas preventivas e no cuidado da população, contando sempre com a colaboração e compreensão de todos os munícipes.

Para mais informações e esclarecimentos, os cidadãos podem contatar a Secretaria Municipal de Saúde ou acessar os canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

Juntos, podemos superar esse desafio e preservar a saúde e a qualidade de vida de nossa comunidade.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.



]]>
Carnaval 2024 em Papagaios: cinco dias de folia imperdíveis! Wed, 07 Feb 2024 17:37:11 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1299/?carnaval-2024-em-papagaios-cinco-dias-de-folia-imperdiveis.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1299/?carnaval-2024-em-papagaios-cinco-dias-de-folia-imperdiveis.html
A Prefeitura de Papagaios prepara uma festa magnífica e a programação deste ano está simplesmente imperdível. Confira abaixo os destaques de cada dia:

Sexta-feira, 09/02: A folia começa em grande estilo com a energia contagiante da Bartucada e o talento do DJ Goga. Prepare-se para dançar até o amanhecer ao som dos melhores hits do momento.

Sábado, 10/02: A Banda Lyrius promete agitar a galera com seu repertório eclético, seguida pela vibe única do DJ Goga, que vai garantir que a festa não tenha fim.

Domingo, 11/02: É hora de curtir ao som da Gang Lex Luthor, seguida pela batida envolvente da DJ Bárbara Ferreira. Prepare-se para uma noite cheia de diversão e boas energias.

Segunda-feira, 12/02: A Banda Veneno Tropical vai incendiar o palco com sua mistura de ritmos, enquanto Lu e Banda prometem não deixar ninguém parado com seu show envolvente.

Terça-feira, 13/02: Para fechar o carnaval em grande estilo, teremos a apresentação especial de Octtuz. É a última chance de aproveitar ao máximo essa festa incrível!

Todas as festividades serão realizadas no Complexo Esportivo Lineu de Campos Cordeiro, localizado na Praça da Lagoa, a partir de 21 horas. Com uma ótima infraestrutura, segurança reforçada e muita animação, este será o lugar perfeito para celebrar o Carnaval 2024 com a família e amigos em grande estilo.

A Prefeitura de Papagaios convida a todos, cidadãos e visitantes, para participarem dessa grande festa. Preparem suas fantasias e venham dançar, pular e se divertir. Vamos fazer deste Carnaval uma experiência inesquecível!

Não perca essa oportunidade de fazer parte de um dos melhores carnavais de Minas Gerais. Venha para Papagaios e viva momentos incríveis ao lado de amigos e familiares. Aguardamos ansiosos para recebê-los nesta festa incrível!

Ah! E não se esqueça, SE FOR BEBER NÃO DIRIJA.

Nota: Todas as informações estão sujeitas a alterações. Fique atento às atualizações em nossas redes sociais e site oficial.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.



]]>
Inaugurada a nova sede da ESF Washington Luiz dos Santos Vieira, em Papagaios Tue, 06 Feb 2024 13:52:00 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1298/?inaugurada-a-nova-sede-da-esf-washington-luiz-dos-santos-vieira-em-papagaios.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1298/?inaugurada-a-nova-sede-da-esf-washington-luiz-dos-santos-vieira-em-papagaios.html
A aquisição do imóvel foi feita em 27 de junho de 2023, após um investimento significativo de R$ 800 mil por parte da Prefeitura de Papagaios. Essa iniciativa não apenas demonstra o compromisso da Administração Municipal com a saúde e o bem-estar de seus cidadãos, mas também representa um passo significativo na melhoria dos serviços de atenção básica.

Com a aquisição desse imóvel, a Prefeitura de Papagaios está não apenas investindo em um espaço físico amplo e moderno, mas também em economia a longo prazo. A eliminação do pagamento de aluguel proporciona à Administração Municipal a oportunidade para ampliar a gama de serviços de atenção primária oferecidos, além de proporcionar um ambiente mais adequado para a prestação de serviços de saúde.



Pedro Mauro dos Santos Vieira, a prefeita Rislâine e o secretário municipal de saúde, Danilo, no corte da fita inaugural da ESF


Segundo a prefeita Rislâine de Faria Cançado, essa não é uma conquista isolada, mas sim integrada a um esforço contínuo da Prefeitura de Papagaios para melhorar a saúde pública em nosso município – “Nos últimos anos, temos testemunhado investimentos significativos destinados a aprimorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde, impactando positivamente a vida de nossos cidadãos. Seguimos firmes no propósito de garantir melhor qualidade de vida para a nossa população” – disse a prefeita.

Ao investir na saúde da família, a Prefeitura de Papagaios adota uma abordagem preventiva e centrada no paciente, que não apenas reduz os custos a longo prazo, mas também promove uma população mais saudável e produtiva.

A inauguração da nova sede da ESF Washington Luiz dos Santos Vieira representa um passo significativo nessa jornada contínua para oferecer uma saúde pública de qualidade para todos os habitantes de Papagaios.

A Administração Municipal está comprometida em trabalhar incansavelmente para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços de saúde essenciais e de alta qualidade, promovendo assim uma comunidade mais saudável e próspera para essa e as gerações futuras.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.



]]>
Papagaios 70 anos: eventos espetaculares para comemorar o aniversário da cidade em grande estilo Sat, 03 Feb 2024 08:33:33 -0300 https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1297/?papagaios-70-anos-eventos-espetaculares-para-comemorar-o-aniversario-da-cidade-em-grande-estilo.html https://www.papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1297/?papagaios-70-anos-eventos-espetaculares-para-comemorar-o-aniversario-da-cidade-em-grande-estilo.html
As festividades começaram na sexta-feira, dia 19 de janeiro, com um grandioso show no Parque de Exposições, onde a renomada dupla Maria Cecília e Rodolfo encantou a multidão presente, marcando o início das comemorações que se estenderam por todo o fim de semana.

No sábado, dia do aniversário, a manhã começou com um momento solene e emocionante. Às 09h, a celebração da Santa Missa foi realizada, seguida pelo hasteamento das bandeiras, ao som do hino nacional e do hino à Papagaios executados pela sensacional Banda de Música Dárcio Maciel Ribeiro. E para deixar essa manhã ainda mais gostosa, a Prefeita Rislâine de Faria Cançado, fez a distribuição de um belíssimo bolo, simbolizando os 70 anos de história da cidade, compartilhado com os cidadãos presentes na cerimônia.

A noite do dia 20 de janeiro foi embalada por um espetacular show da banda Ara Ketu, que transportou Papagaios para uma noite repleta de ritmos e energia, superando todas as expectativas do público presente no Parque de Exposições.

No domingo, as comemorações ganharam um tom esportivo. O Parque de Exposições foi palco de grandes eventos, começando com a 15ª corrida rústica às 8 horas, que contou com a participação de mais de 350 atletas de diversas cidades de Minas Gerais. Às 9 horas, o 5º Passeio Ciclístico reuniu ciclistas de diferentes partes do estado. Às 10 horas, o 3º trilhão de motos trouxe pilotos de todas as regiões de Minas Gerais, proporcionando um espetáculo emocionante para os entusiastas das duas rodas.

Para encerrar com chave de ouro, as meninas Tiphany e Stepanhy realizaram um ótimo show, agitando o público presente e encerrando a grandiosa festa em grande estilo.

Já quase no final das comemorações, a Prefeita Rislâine disse, emocionada, que se sentia grata por vivenciar momentos tão especiais nos 70 anos de Papagaios - "A união da comunidade junto aos visitantes e atletas, a energia dos eventos e a grande celebração da nossa história, tornaram este fim de semana inesquecível. Que possamos continuar construindo juntos um futuro melhor para nossa amada cidade. Parabéns, Papagaios e a todos os papagaienses! Muito obrigada a toda nossa comunidade, visitantes e atletas que tornaram essa festa ainda mais especial" - comentou a prefeita.

A Prefeitura de Papagaios expressa profundo agradecimento à participação da população, visitantes, atletas, ciclistas e pilotos. A presença de todos transformou a celebração do 70º aniversário de Papagaios em momentos únicos de alegria, confraternização e emoção. Que esses eventos sejam apenas o prenúncio de muitos outros encontros memoráveis em nossa amada cidade. Parabéns, Papagaios, pelos seus 70 anos de história, cultura e tradição!

Clique nos arquivos do anexo abaixo para conferir o resultado final da 15ª corrida rústica.


Clique aqui e confira todas as imagens das comemorações em nossa página do Facebook.




PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.




]]>