Já foram investidos quase R$ 1,8 milhões em medicamentos que beneficiam, e muito, a população carente do nosso município.

Com um recorde de investimentos aplicados em medicamentos nos últimos 4 anos, o Programa Farmácia de Todos (a Farmacinha Popular) tem beneficiado diretamente mais de 45% da população papagaiense. Com o aumento dos investimentos, a falta de medicamentos foi reduzida significativamente e só não foi eliminada devido a alguns atrasos de entrega por parte dos fornecedores da Secretaria Estadual de Saúde.

ORIGEM DOS RECURSOS E APLICAÇÃO DO PROGRAMA FARMÁCIA DE TODOS EM PAPAGAIOS

O Programa Farmácia de Todos, lançado pelo Governo de Minas Gerais em março de 2024, é viabilizado por meio de recursos tripartites, ou seja, provenientes dos governos federal, estadual e municipal, na seguinte forma:

• Governo Federal: Transfere recursos financeiros através do Sistema Único de Saúde (SUS) para custear a compra de medicamentos e insumos.

• Governo Estadual: Complementa o financiamento federal, além de fornecer suporte técnico e logístico às prefeituras.

• Prefeituras: Contribuem com recursos próprios e contrapartida financeira, além de serem responsáveis pela gestão das unidades de dispensação de medicamentos e pela contratação de profissionais.

Diante da demanda crescente por medicamentos em Papagaios, a Administração Municipal envidou esforços para aumentar a aplicação de recursos próprios buscando, praticamente, zerar a falta dos medicamentos. Em Papagaios, de 2021 até abril de 2024, foram investidos quase R$ 1,8 milhões em medicamentos que beneficiam, e muito, a população carente do nosso município. Valor esse que é maior do que todo o investimento feito nos 8 anos anteriores (confira no gráfico abaixo).

De acordo com a Prefeita de Papagaios, Rislâine de Faria Cançado, esse incremento nos investimentos na Farmácia de Todos só foi possível graças a uma gestão firme e proativa dos recursos municipais – “À medida que a população cresce, as demandas sociais são exponenciadas, ou seja, crescem em número muito maior que a população. Graças as análises e estudos que fazemos periodicamente em todas as áreas, foi possível antecipar-nos ao crescimento da procura por medicamentos e oferecer atendimentos habituais e pontuais de qualidade aos cidadãos. Isso só foi possível graças a uma gestão dinâmica e proativa, com o correto alinhamento entre os recursos disponíveis nos cofres municipais e as demandas da comunidade. Dessa forma, buscamos disponibilizar recursos adequados para resolver ou mitigar os problemas em todas as áreas de nossa responsabilidade administrativa. E na área de saúde não é diferente. Quem precisa da nossa “farmacinha” sabe que a disponibilização de medicamentos e o atendimento melhorou significativamente nos últimos 4 anos” – disse a Prefeita.

RECORDE DE INVESTIMENTOS NA FARMACINHA

O valor repassado pelos Governos Federal e Estadual não está acompanhando o crescimento da demanda por medicamentos, o que gerava desabastecimento na farmacinha. Como já citado pela Prefeita Rislâine, foi a correta gestão entre os recursos municipais e as demandas da comunidade que permitiu fazer um incremento recorde nos investimentos na “farmacinha”.

Confira os números:

CONSULTA DE MEDICAMENTOS ONLINE

Recentemente, foi disponibilizado à população papagaiense, em especial os pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a consulta de medicamentos da Farmácia de Todos via online, lendo o QR Code disponível em todas as unidades de saúde ou acessando diretamente o link do site, garantindo que os pacientes possam consultar o estoque de medicamentos de forma rápida e eficaz, de qualquer lugar. O estoque de medicamentos é atualizado diariamente.

Já para a retirada dos medicamentos, são necessários os seguintes documentos:

• Primeiro cadastro na Farmácia: CPF, carteira de Identidade, comprovante de endereço atual, cartão do SUS e receita médica.

• Pacientes já cadastrados na Farmácia: CPF, cartão do SUS e receita médica

UNIDADE DA FARMÁCIA DE TODOS EM PAPAGAIOS: Rua Antônio Amorim, 161 - Centro

Esses investimentos na Farmácia de Todos fazem parte do grande momento de conquistas em nosso município. Nos últimos 4 anos temos experimentado importantes investimentos em diferentes obras em todas as áreas que beneficiam a nossa população e ainda beneficiarão algumas das gerações futuras.

Tudo isso é fruto de muito do comprometimento, competência e dedicação da Administração Municipal e de todos os seus funcionários; firmes em nosso propósito estamos, todos os dias, trabalhando para um futuro melhor.

PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Data de publicação: 03/05/2024