A campanha desse ano aconteceu entre os dias 21 e 28 de agosto com o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”.

De 21 a 28/8 é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Desenvolvida pela Federação Nacional das APAES (FENAPAES) desde 1963 e introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, a campanha desse ano aconteceu entre os dias 21 e 28 de agosto com o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”. O assunto tem por propósito chamar a atenção dos brasileiros para frisar que, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, nas quais a organização atuou na linha de frente, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências, mesmo tendo o artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirmando: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.

Dar voz e vez AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA é, pois, realidade cotidiana no enfrentamento constante de barreiras, desde seus direitos humanos mais básicos, como gerir seu próprio vestir, até as tomadas de decisões na vida adulta.

Você já avaliou o seu olhar? Sua atitude, diante das pessoas com deficiência intelectual e múltipla?

Por isso, reforçando sua ímpar missão de levar informação e conhecimento, e de prezar pelo respeito à dignidade da pessoa humana, a APAE de Papagaios, por meio da Semana Nacional, colocou a sociedade para se unir em favor do projeto de garantir a plena inclusão social das pessoas com deficiência, com uma vasta programação, incluindo celebração de missa, passeatas, palestras, dia da beleza, entre outros.

“Não são AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA que devem ser melhoradas, mas sim NÓS, juntamente com as FAMÍLIAS e a SOCIEDADE que devemos nos adaptar para compreendê-las” - destacou Maria Izabel de Freitas Campos, presidente da APAE de Papagaios

O Prefeito Municipal de Papagaios, Mário Reis Filgueiras, esteve presente durante a programação e destacou - "O desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e seu relacionamento psicossocial, são possíveis quando se tem uma interação com a sociedade e a comunidade onde se relacionam, o futuro se faz com conscientização das diferenças”.

REALIDADE

Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer regras, e realizar atividades cotidianas, como as ações de autocuidado. Já as pessoas portadoras de deficiência múltipla, são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações, como as pessoas que têm deficiência mental e física.

De acordo com o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental/intelectual. Seguindo orientações internacionais, considerou-se “pessoa com deficiência” os indivíduos que responderam ter pelo menos muita dificuldade em uma ou mais questões.

PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Data de publicação: 29/08/2022