O objetivo principal do encontro foi debater assuntos relacionados aos prazos de execução das obras e serviços, bem como a liberação dos recursos acordados entre o Governo de Minas, Ministério Público e a companhia Vale S.A.

No último dia 17, o Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Estadual Agostinho Patrus, recebeu naquela Casa os prefeitos dos municípios mineiros atingidos pelo rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), de propriedade da companhia Vale S.A.

O encontro, organizado pelo Deputado Estadual Inácio Franco, contou com a presença dos prefeitos de Papagaios, São Gonçalo do Abaeté, Florestal, Abaeté, Caetanópolis, Cachoeira da Prata, Curvelo, Felixlândia, Fortuna de Minas, Igarapé, Juatuba, Maravilhas, Mário Campos, Mateus Leme, Morada Nova de Minas, Paineiras, Pará de Minas, Paraopeba, Pequi e Pompéu.

O Prefeito de Papagaios, Mário Reis, agradeceu a iniciativa do Deputado Estadual Inácio Franco, e destacou a importância das obras, serviços e recursos para os municípios atingidos – “O Rio Paraopeba é uma fonte natural de recursos para muitos municípios. Milhares de famílias se viram em situação crítica após o rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). O que precisamos, agora, é buscar a agilidade na liberação dos recursos acordados com a companhia Vale S.A., para minimizar os danos e efeitos causados pela tragédia”.

Na ocasião, foi formada uma comissão, composta pelos Prefeitos de Papagaios, Juatuba, Pará de Minas e Três Marias, para dialogar com o governo Estadual, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais para buscar informações mais precisas sobre prazos de pagamentos e execução das obras.

Confira a síntese da reunião no vídeo abaixo:

Data de publicação: 20/08/2021