Medidas de segurança estão sendo tomadas para minimizar os possíveis efeitos das chuvas intensas nesse período.

Em um encontro emergencial realizado hoje (24) no Centro Administrativo de Papagaios, sob a orientação do Prefeito Municipal, o secretário de saúde, Danilo Lopes Santana , Generino Vitor de Campos, secretário de obras, transportes e serviços públicos, José Gabriel de Campos, presidente do CODEMA, Roberson Chaves Nogueira, diretor de água e esgoto e Regina Aparecida Moreira, assessora da administração, reuniram-se com o Comandante do 4º Pelotão da PMMG em Papagaios, Tenente Natan, para tratarem das medidas mitigatórias e preventivas para todo o município de Papagaios em face ao período de intensificação das chuvas, principalmente devido ao estado de alerta decretado pelo governo estadual, em que haverá um alto volume pluviométrico, como é de conhecimento público em todo o estado de Minas Gerais.

Foram analisados, debatidos e identificados como pontos de riscos de alagamentos ou com possibilidades reais de ocorrências devido à intensidade de chuvas:

• Região próxima ao Supermercado Super Sô;
  • Estrada de acesso ao povoado de Vargem Grande;
  • Povoado de Vargem Grande;
  • Lagoa do parque de exposições, que está com a capacidade acima da prevista, sendo inevitável a abertura de suas comportas para o escoamento da água.

Diante disso, foi definido que:

1. Em caso de ocorrências de grande vulto, envolvendo a questão das chuvas, será imediatamente instalado o Gabinete de Crise, no Centro Administrativo Municipal, no gabinete do prefeito, de onde serão adotadas medidas estratégicas;
  2. Em casos de desabrigados e desalojados, a Escola Municipal Nadir José de Barcelos, será utilizada para o recebimento das pessoas e, neste mesmo local, será providenciado também alimentação e estadia;
  3. Para o caso de recebimento de doações será utilizado, de forma emergencial, o centro social da Paróquia de São Sebastião, no centro de Papagaios;
  4. A secretaria de saúde manterá escala de prontidão e sobreaviso neste final de semana para atender a demanda emergencial no pronto atendimento municipal.
  5. A secretaria de obras manterá escala de prontidão e sobreaviso com motoristas, máquinas e caminhões à disposição para qualquer eventualidade.

Todas as medidas cabíveis e possíveis serão tomadas para minimizar os possíveis efeitos das chuvas intensas nesse período. E a colaboração da comunidade é de extrema importância para que possamos superar esse desafio momentâneo de forma que todos possam ficar seguros e protegidos.

Diante de uma situação de emergência, ligue para o número 190, da Polícia Militar.

Data de publicação: 24/01/2020