Intervenção pedagógica lúdica e prazerosa busca desenvolver e aprimorar as habilidades matemáticas dos alunos dos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Papagaios.

A escola moderna coloca-se no centro de um amplo movimento de ideias e de propostas positivas que visam torná-la adequada ao momento dinâmico global que vivemos. Nesse contexto, as estratégias devem estar focadas em ações que mobilizem e motivem os alunos a aprender de forma diferenciada, já que o aprendizado eficaz acontece quando o estudante entende que o conteúdo é significativo para sua realidade atual, encontrando nela formas práticas de almejar um futuro melhor.

Nesse sentido, a Secretaria de Educação de Papagaios vem, desde o último mês de maio, aplicando a Gincana Matemática “Aprendendo a Aprender” nas escolas da rede pública municipal.

Esse é um projeto de intervenção matemática que vem sendo desenvolvido mediante cronograma prévio onde são contempladas atividades práticas (construção de painéis utilizando polígonos e poliedros, atividades com o Tangram, pesquisa junto à comunidade escolar para levantar dados estatísticos, e confecção e utilização de jogos matemáticos); tarefas escritas: resolução de problemas (padrão, de processo, de lógica), atividades com os Fatos Fundamentais e com as quatro operações; tarefas desafiadoras (desafios matemáticos) e tarefas relâmpago (atividades lúdicas com raciocínio matemático).

A GINCANA

Cada turma constitui uma equipe e faz as atividades de acordo com as unidades temáticas do ano em que se encontra. A campeã da gincana será a equipe/turma que obtiver o maior número de pontos nas atividades propostas. A equipe/turma campeã de cada escola será premiada após a culminância do projeto, no próximo mês de julho.

A Secretária de Educação, Liliane Rezende, comentou sobre a relevância da gincana – “Esse é um projeto que envolve e engaja alunos, professores e diretores das escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Papagaios, dentro de um contexto lúdico de aprendizagem que aborda atividades práticas para ensinar conteúdos imprescindíveis à vida de cada um de nossos alunos, em diferentes unidades temáticas. Os resultados são positivos e imediatamente sentidos no desempenho dos alunos, no ambiente escolar e familiar”.

Independente do resultado da Gincana, o maior objetivo é a intervenção pedagógica, de forma lúdica e prazerosa, junto aos alunos dos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, com vistas a desenvolver, melhorar e aprimorar as habilidades matemáticas requeridas para estas etapas de escolaridade, com conteúdos práticos nas unidades temáticas de: números, álgebra, geometria, grandeza e medidas, probabilidade e estatística.

Data de publicação: 28/06/2018

Créditos: Secretaria Municipal de Educação de Papagaios