O “Dia da Mancha” é uma campanha nacional de prevenção e combate a hanseníase.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) de Papagaios, através da Coordenação da Atenção Primária, comunica a toda a população papagaiense que durante o mês de abril haverá avaliação médica para as pessoas que apresentem mancha ou lesão de pele, conforme a seguinte programação:

- PSF NOSSA SENHORA DE LOURDES: Dia 19 de abril, no período da manhã.

- PSF NOSSA SENHORA APARECIDA: Dia 26 de abril, no período da tarde.

- PSF SANTO ANTÔNIO: as pessoas que normalmente utilizam os serviços dessa unidade de saúde devem procurar os PSF’s acima listados nos dias e períodos indicados.

Essa iniciativa faz parte da campanha nacional do Ministério as Saúde visando a busca ativa de casos de hanseníase, uma doença infectocontagiosa que atinge a pele e os nervos periféricos, podendo afetar ainda a face, braços, pernas, mãos e pés. O contágio se dá através da pessoa doente, não tratada, que elimina o bacilo para o meio exterior através das vias aéreas superiores (respiração) no contato direto com outras pessoas.

A hanseníase se não for tratada corretamente, pode causar incapacidades ou deformidades, atingindo homens e mulheres, adultos e crianças.

Porém, é importante que fique claro que a hanseníase tem tratamento e cura. E quanto antes for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, mais rápido pode ser sua cura. É por essa razão que todas as pessoas que apresentem algum tipo de mancha ou lesão de pele, devem procurar um dos PSF’s indicados para a avaliação médica.

Faça sua parte. Cuide da sua saúde. Conte conosco.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Papagaios

Data de publicação: 12/04/2018