O método, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender.

A Prefeitura de Papagaios, através da Secretaria Municipal de Educação, firmou acordo de parceria com o Sebrae – MG para implementar o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) no ensino fundamental em todas as escolas do município.

O acordo foi firmado na última sexta-feira (20), no Centro Administrativo Municipal, contando com a presença do prefeito Mário Reis, da Secretária de Educação, Liliane Rezende e dos representantes do Sebrae – MG, Alysson Almeida e Sidnei Oliveira.

Na oportunidade, o prefeito destacou a importância do programa JEPP em nosso município – “Temos o DNA empreendedor em Papagaios. Com esse programa, vamos ensinar as crianças como escolher as áreas de atuação e construírem um planejamento para serem bem sucedidas no mundo do empreendedorismo. Aguçar a visão empreendedora desde muito cedo irá potencializar as possibilidades de um futuro melhor para cada uma dessas crianças.

A Secretária de Educação, Liliane Rezende comentou com entusiasmo sobre o JEPP – “Esse programa do Sebrae é de fundamental importância para apoiar o desenvolvimento dos alunos de uma forma que vai muito além do ensino tradicional. Além de conhecimentos específicos, nossos alunos terão a oportunidade de praticar ações empreendedoras que se reverterão em benefícios para eles, hoje e no futuro, além de proporcionar uma integração maior entre eles, a escola, as famílias e toda a comunidade papagaiense.

O JEPP

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destina-se a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

• Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

• Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

• Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

• Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Capacitação dos professores

Nos próximos meses os professores passarão por treinamentos específicos para que possam usar a metodologia do programa em suas aulas.

A proposta é começar com o programa JEPP já no início das aulas no segundo semestre desse ano.

Data de publicação: 23/04/2018